Edifício General Silveira, no Porto, entre os finalistas do prémio Mies van der Rohe

05/02/2024
O Edifício General Silveira, no Porto, projetado pelos arquitetos Tiago Antero e Vítor Fernandes está entre os finalistas do prémio Mies van der Rohe.
Edifício General Silveira, no Porto, entre os finalistas do prémio Mies van der Rohe
Edifício General Silveira, no Porto, entre os finalistas do prémio Mies van der Rohe.

O Edifício General Silveira, no Porto, é um dos finalistas do prémio Mies van der Rohe. O projeto, da autoria de dois antigos alunos do departamento de arquitetura (DARQ) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) integra a lista final do prémio atribuído a obras arquitetónicas únicas que demonstrem excelência em termos conceptuais, sociais, culturais e técnicos.

Tiago Antero e Vítor Fernandes referem que o Edifício General Silveira tem como objetivo de consolidar um quarteirão qualificado no centro da cidade do Porto, anunciou a FCTUC.

“Coseu-se o programa solicitado – habitação – com a necessidade de colmatar a rutura de escala do vazio urbano a intervir”, constatam os arquitetos, reforçando que a “métrica dos alçados, a escolha do padrão e cor de azulejo, as distâncias entre vãos, bem como o seu desenho e composição, remetem para a dinâmica e tectónica dos edifícios contíguos”.

Antigos e novos alunos do DARQ entre os finalistas

Este não é único projeto com ligação ao DARQ da FCTUC entre os finalistas. A obra “Praça e Posto de Turismo Piódão”, da autoria dos arquitetos João Branco e Paula del Río (Branco del Río), ambos estudantes do doutoramento em Arquitetura Coimbra Studio, no DARQ, é o segundo de três projetos selecionados para um dos mais importantes prémios de arquitetura do mundo.

COMENTARIOS AL ARTÍCULO/NOTICIA

Deja un comentario

Para poder hacer comentarios y participar en el debate debes identificarte o registrarte en nuestra web.