LoxamHune coloca em serviço geradores com um total de 10 Mvas durante o apagão na Península Ibérica
A LoxamHune disponibilizou os seus equipamentos para cobrir serviços básicos em amplas zonas de Portugal e Espanha durante o apagão geral de 28 de abril. O volume total de energia fornecida, 10 Mvas (milhões de volt-amperes), equivale ao consumo diário de uma cidade de 20.000 pessoas, um grande centro comercial ou mais de 21.000 residências.
Após o apagão, a LoxamHune recebeu inúmeras chamadas com pedidos de equipamentos para reabastecer diferentes centros e instalações da Península Ibérica, tendo dado prioridade aos serviços de fornecimento de acordo com o nível de urgência.
“Diante da avalanche de necessidades, decidimos imediatamente fazer uma seleção de prioridades, dando preferência a setores críticos como hospitais, companhias elétricas, fornecedores de água...”, explica José Bolaños, diretor da divisão de Energia da LoxamHune. Depois de abastecer os principais serviços, a empresa ampliou o fornecimento a outros setores importantes, como laboratórios e centros logísticos agroalimentares.
Bolaños destaca a “importância de contar com a colaboração e os recursos das empresas privadas em momentos críticos para cobrir as necessidades mais urgentes e ajudar a restabelecer a normalidade no menor tempo possível”.
Resposta a várias cidades e serviços essenciais
Em Portugal, a LoxamHune forneceu um grupo gerador ao Hospital dos Lusíadas, no Porto.
Em Valência, tal como aconteceu durante a DANA, a prioridade foi prestar serviço à Iberdrola e à Red Eléctrica Española (REE), a quem forneceu energia para uma subestação elétrica.
Na Corunha, foram entregues 3 Mvas ao Hospital del Chuac, que continuam lá em backup por segurança. Em Sevilha, foram levados com urgência 750 kvas para o terminal de contentores de Algeciras.
Em Madrid, houve menos atividade, uma vez que a partir das 14h as comunicações foram interrompidas. Mesmo assim, foi entregue um grupo de 500 kvas no centro logístico da Eroski em Ciempozuelos e foi fornecido combustível a um gerador que ficou sem abastecimento numa residência para idosos na mesma localidade, assistência que foi solicitada com urgência pela Guarda Civil.
Em Barcelona, por sua vez, foi priorizado o serviço à Empresa Pública de Água da Generalitat da Catalunha, e também foi fornecido um grupo a uma subestação da REE e atendida uma necessidade crítica devido à possível perda de medicamentos e vacinas nos laboratórios Almirall.
“Além disso, estamos a proceder ao reabastecimento dos equipamentos de backup de mais de 40 subestações elétricas e centros como o Media Markt, ambos clientes com os quais temos contratos ativos para estes serviços em caso de necessidade”, conclui José Bolaños.

