Poscosecha - Instrumental de control y mediciones Info Poscosecha - Instrumental de control y mediciones

Testo en Brasil

Inauguración de la nueve sede nacional

08/06/2002

8 de junio de 2002

La empresa de instrumentos de medición Testo ha inaugurado su nueva sede nacional para Testo Brasil, www.testo.com.br Está situada en Campinas, en el estado de Sao Paulo, en la Rúa Guilherme da Silva 190, en el barrio de Cambuí. Su nuevo teléfono es (19) 3731 5800 y el correo-e, marketing@testo.com.br Más información, en portugués, en el texto completo.


INAUGURAÇÃO DA NOVA SEDE DA TESTO DO BRASIL EM CAMPINAS – SP

A Testo do Brasil tem o prazer de informar a inauguração de sua nova sede nacional à Rua Guilherme da Silva, 190 no bairro do Cambuí, na cidade de Campinas – SP.

Histórico Mundial

A Testo do Brasil é a subsidiária brasileira do Grupo Testo AG, fundado em 1957 na cidade de Lenzkirch, na região da Floresta Negra na Alemanha. De fabricante de termômetros clínicos tornou-se o maior fabricante mundial de instrumentos portáteis de medição para valores químicos e físicos, com um faturamento líquido anual de USD 100 milhões. A subsidiária alemã Testo Cal possui o maior laboratório de calibração credenciado DKD da Europa.

Atualmente o Grupo conta com 21 subsidiárias e 63 agentes distribuídos nos cinco continentes. A cidade de Campinas recebeu a primeira subsidiária latino-americana do grupo, em setembro de 1999, após estudos de mercado que apontaram o grande potencial do país para instrumentos de medição.

O Grupo Testo cresce a uma taxa anual de 20% e vem abrindo uma subsidiária por ano desde 1979, detendo 30% do mercado mundial de instrumentos portáteis de medição. O faturamento do 2o. , 3o. e 4o. colocados do mercado não perfazem juntos o faturamento da Testo, com tendência de um distanciamento maior em função da implantação do Processo 2005, que interligará todas as unidades da Testo pelo sistema SAP, e do investimento regular de 12% de nosso faturamento mundial em pesquisa e desenvolvimento.

Produtos Testo

Nossos produtos são desenvolvidos e produzidos com o que há de melhor da tecnologia alemã. Os parâmetros medidos com nossos instrumentos são:

Ø temperatura,

Ø umidade,

Ø fluxo de ar,

Ø gases de combustão e emissões,

Ø pressão,

Ø pH e condutividade,

Ø luz,

Ø som,

Ø rotação,

Ø atividade de água,

Ø qualidade do ar ambiente.

Os setores atendidos são: Alimentos, Indústria, Meio Ambiente, Ar Condicionado e Refrigeração.

Histórico do Mercado

O mercado de instrumentação portátil no Brasil foi historicamente formado em conseqüência das fronteiras fechadas pelo governo brasileiro a produtos internacionais de qualidade. O que tínhamos no passado eram distribuidores com contatos no exterior que de alguma maneira conseguiam introduzir instrumentos no país, a preços exorbitantes e com pouca garantia de qualidade ou do produto. Geralmente os funcionários destas empresas aprendiam o caminho das pedras e abriam suas próprias revendas, trazendo também instrumentos do exterior. Era um tempo marcado pelo jeitinho brasileiro.

A implantação da ISO 9000 e de outros programas de qualidade fez com que as empresas passassem a adquirir instrumentos de qualidade, com possibilidade de calibração regular e com certificados de rastreabilidade reconhecidos por órgãos internacionais de calibração. A abertura das fronteiras brasileiras durante o governo Collor permitiu a entrada de instrumentos de alta tecnologia, concorrendo com instrumentos nacionais que apresentavam uma tecnologia com um atraso de pelo menos 20 anos.

A implantação da Testo do Brasil – subsidiária da líder mundial – em 1999 fez com que o mercado de instrumentação passasse por uma reestruturação total. Os preços cobrados antes pelos importadores de outros instrumentos tiveram que ser reduzidos, pois não conseguiam fazer frente à ótima relação custo X benefício oferecida pela Testo, já que trabalhamos com uma tabela mundial de preços, que se situa muito abaixo dos cobrados na época do “jeitinho”.

Estes preços poderiam ser ainda menores, não fosse a alta carga tributária cobrada pelo Governo Brasileiro e Estadual e pelos custos e atrasos alfandegários. Para se ter uma idéia, o custo da importação dos instrumentos pela subsidiária americana da Testo dos Estados Unidos, é de 2% e no Brasil é no mínimo de 60% sobre o preço de compra na matriz. É uma contradição, já que nossos instrumentos garantem a qualidade dos produtos produzidos no Brasil e exportados para o exterior.

O alto custo dos encargos sociais no Brasil impossibilitam a contratação de pelo menos 50% a mais de pessoal especializado para nosso escritório, o que seria excelente em função das altas taxas de desemprego observadas no Brasil, além de atrasar a implantação de uma planta de produção no Brasil. Os altos encargos tributários e sociais fizeram com que a matriz alemã optasse em 2001 pela construção de uma planta de produção em Sheizen na China, contratando 100 pessoas para trabalhar no Centro de Desenvolvimento e na produção em detrimento do Brasil.

Histórico da Subsidiária Brasileira

A subsidiária brasileira foi fundada em setembro de 1999, após um ano de estudo de mercado, com sua inauguração adiada em função da burocracia do governo brasileiro para instalação de empresas estrangeiras no país.

A meta da empresa era aumentar significamente o faturamento, que em 1998 era de R$ 300.000 anuais, gerados por dois distribuidores licenciados no país.

A implantação em 1999 foi feita em uma casa no bairro do Cambuí com 100 m2 e 3 funcionários. Em 2000 foram contratados mais cinco funcionários e 30 distribuidores foram autorizados também a comercializar os instrumentos em todo o território nacional.

O ano de 2001 foi marcante para a Testo do Brasil assinalou um crescimento de 85% em vendas, recorde de toda a história do grupo Testo. Em 2002 o crescimento já chega a 80% em relação a 2001, onde iremos mais uma vez reafirmar o grande potencial do mercado brasileiro. No momento, a Testo do Brasil já conta com 19 funcionários especializados.

Diferencial da Testo do Brasil

O grande diferencial da Testo do Brasil foi a implantação no país dos altos padrões mundiais da Testo em um mercado pouco acostumado a um alto nível de profissionalismo e competência. A Testo do Brasil implantou em 2000 uma central de televendas, que acabou possibilitando as altas taxas de crescimento em vendas.

Em 2001, iniciamos a implantação do Programa CRM – Administração do Relacionamento com Clientes e do PRM – Administração do Relacionamento com Parceiros, sendo a primeira empresa em instrumentos de medição a implantar estes programas no Brasil e antes mesmo que a nossa matriz na Alemanha, que está finalizando a sua introdução em julho próximo.

Os 30 distribuidores inicialmente cadastrados foram reduzidos a somente 17 após uma purificação da Rede Autorizada Testo, onde o comprometimento e a formação exigida dos parceiros tornou-se muito maior. Nosso objetivo é formar a melhor rede de distribuidores de instrumentos de medição no Brasil. A Testo do Brasil anda em direção contrária ao mercado, que prioriza um grande número de revendas, mas que não têm a formação técnica e nem o padrão exigido de nossa seleta rede, que está presente de Porto Alegre a Manaus.

Prêmios Recebidos

A Testo do Brasil foi agraciada em 2000 com o Prêmio Master de Ciência e Tecnologia, em 2001 e 2002 com o Prêmio Top de Qualidade, outorgado pelo Instituto de Pesquisa da Qualidade.

As Áreas de Atuação

Ø Alimentos: Atuamos desde o produtor até o consumidor final, principalmente nas empresas que tenham implantado Boas Práticas de Produção, ARCCP e ISO 9000. É o nosso maior mercado, sendo responsável por mais de 41% de nosso faturamento. Um exemplo de aplicação é o monitoramento de temperatura das carretas frigoríficas da Sadia através de nosso registrador de dados. Garantimos assim que a cadeia do frio não seja interrompida. Principais clientes: Ferrero, Danone, Carrefour, Sadia, Perdigão, Ceval, Frangosul, Perfetti, Arcor, La Basque, Nestlé, ITAL, UNICAMP, UFMG, Aurora, Bertin.

Ø Indústria: Atuamos principalmente com as empresas que possuem a certificação ISO 9000 e QS 9000, garantindo os parâmetros exigidos pelo processo de produção. Um bom exemplo é o monitoramento das condições de temperatura, umidade e velocidade do ar nas cabines de pintura da indústria automobilística. Clientes: Mercedes-Benz, Audi, Ford, GM, Renault, Peugeot, Du Pont, Roche, Schering.

Ø Gases de Combustão: Com a implantação do gás natural nas indústrias e nas residências, o mercado da Testo ampliou-se no Brasil. Fornecemos analisadores de gases de combustão para verificar a eficiência da queima destes geradores de calor, reduzindo assim o desperdício de combustível e garantindo que não há a emissão de gases venenosos, como o CO, nos locais em que estão instalados os aquecedores residenciais. Um exemplo de cliente é a Companhia de Engenharia de Gás – CEG do Rio de Janeiro, maior distribuidor de gás natural no Brasil, que adotou os analisadores da Testo como padrão para o Estado do Rio de Janeiro. Principais clientes: GE Dako, BS Continental, CEG, Ultragás, Comgás.

Ø Gases de Emissões: A Testo atua nesta área fornecendo analisadores portáteis de gases de emissões. Segundo testes realizados pela Agência Americana de Proteção Ambiental dos Estados Unidos – EPA, a Testo possui o melhor analisador de gases de emissões do mundo, superando até mesmo instrumentos fixos de monitoramento, que apresentam um custo muitas vezes maior. Os principais clientes são termelétricas, grandes indústrias com ISO 14000, centros de pesquisa dentre outros a Bayer, Petrobrás, CSN, Acesita, Votorantim, CGTE, Sabesp, UNESP.

Ø Refrigeração e Ar Condicionado: A Testo atua no controle dos parâmetros de fluxo de ar, para manter as condições especificadas em projeto, bem como no monitoramento da qualidade do ar ambiente. Nossos equipamentos são o Padrão para atender a Resolução 176 da Agência de Vigilância Sanitária, que trata deste tema. Nossos clientes são prestadores de serviço para shopping centers, engenheiros de manutenção, como Ventiladores Bernauer, Veco, Nestlé, UFRJ entre outros.

Certificados de Qualidade

A qualidade de nossos produtos está certificada pela ISO 9001 e pelo Certificado Europeu de Qualidade. Nossos equipamentos têm até três anos de garantia e 10 anos de garantia de serviço, com assistência técnica em Campinas.

Laboratório de Calibração

A Testo trouxe para o Brasil em 2001 toda a tecnologia de seu laboratório de calibração da Europa. Iniciamos a calibração de temperatura com e sem contato, umidade, ponto de orvalho, gases e fluxo de ar. Todos os instrumentos de referência em nosso laboratório são calibrados na Alemanha com padrão DKD e reconhecidos pelo Inmetro. A Testo encontra-se em fase de preparação para obter a certificação RBC em temperatura e umidade até o início de 2003. As novas instalações da Testo permitem que as condições ambientais sejam controladas, bem como a expansão para a calibração de outros parâmetros, como pressão.

Responsabilidade Social

A Testo do Brasil entende que não basta somente produzir grandes resultados de vendas se não gerar frutos para a sociedade em que está inserida.

Atuamos em dois grandes projetos: A Cidade dos Meninos de Campinas, promovendo ações sociais, como o Suporte Financeiro ao Projeto Agro-Ambiental, em parceria com a Testo Alemanha e gincanas esportivas para os meninos e meninas da Cidade. Apoiamos também os projetos do Fundo Cristão no Vale do Jequitinhonha. Nesta região estivemos em janeiro de 2002 entregando as doações de brinquedos e roupas para as comunidades carentes da região rural e contamos com o apoio da Vaspex e da Escola Brasinha.

Parcerias

A Testo do Brasil estabeleceu várias parceria nos últimos anos com centros de pesquisa, universidades e centros de referência, como o Inmetro.

Novo Telefone: (19) 3731-5800
E-Mail: marketing@testo.com.br

Web Site: www.testo.com.br