Info

Syngenta leva 'Operation Pollinator' à cidade de Lisboa

05/06/2020

A Syngenta lançou um desafio à Câmara Municipal de Lisboa para instalar margens multifuncionais e 'hotéis' (refúgios de nidificação) para polinizadores em espaços verdes da cidade, no âmbito do seu programa 'Operation Pollinator'. O repto foi prontamente aceite pela autarquia e o projeto arrancou esta primavera no Jardim/Rotunda Eduardo Prado Coelho, nos Olivais, onde está instalada a primeira zona multifuncional 'Operation Pollinator'.

Trata-se de uma zona verde semeada com uma mistura de sementes composta por trevos, ervilhaca, tremocilha, coentros, sanfeno e colza, com floração escalonada, onde os insetos polinizadores encontram uma fonte de alimento (pólen e néctar) e um local de refúgio ao bulício da cidade. O Dia Mundial do Ambiente foi dado mais um passo na concretização deste projeto, com a instalação de um 'hotel' (refúgio) para polinizadores nesta margem multifuncional, local que tem um grande potencial de vir a tornar-se um hotspot de biodiversidade.

Imagen

O refúgio oferece um local de nidificação para diferentes espécies de polinizadores, como as abelhas-corta- folhas ou as abelhas-pedreiras, que nidificam em cavidades pré existentes. Madeira, tijolo ou canas são alguns dos suportes naturalmente utilizados e, por isso, usados na construção do 'hotel', bem como elementos de cortiça, que contribuem para um maior conforto térmico das espécies. Do ponto de vista operacional, o refúgio foi colocado virado a Este, podendo receber os primeiros raios de sol, mas estando protegido no momento de maior calor.

Andreia Valente, bióloga responsável pela construção do refúgio para polinizadores, explica a importância desta infraestrutura: "Por vezes, a limitação à fixação espécies de abelhas solitárias num dado local não se prende com a falta de alimento, mas com a indisponibilidade de abrigo. A colocação de um refúgio vem dar resposta a esta questão, fomentando a presença continuada destes polinizadores". A investigadora acrescenta que "estes insetos são fundamentais à manutenção de ecossistemas saudáveis e resilientes, prestando um serviço de ecossistemas que se encontra em declínio e do qual dependem numerosas espécies, silvestres e agrícolas: a polinização. A resposta a desafios tão grandes como a perda de polinizadores, não carece somente de medidas globais. Conhecendo a ecologia destes animais, esta ação procura contribuir, localmente, para responder a este problema".

Imagen

Mais de 75% das culturas agrícolas e mais de 85% das plantas não cultivadas dependem da polinização por insetos (abelhas, borboletas e outros polinizadores) para se reproduzir e frutificar. A importância dos polinizadores no meio urbano tem vindo a ser reconhecida de forma crescente nos últimos anos. Várias cidades europeias estão a adotar medidas para aumentar as populações de insetos polinizadores nos seus espaços verdes.

O objetivo da parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa e a Syngenta é levar uma amostra de uma paisagem multifuncional do campo para a cidade, contribuindo para sensibilizar a população, e em concreto a comunidade educativa, para o papel crucial dos polinizadores na agricultura e na alimentação. Replica-se uma prática que tem sido adotada por muitos agricultores de Norte a Sul do país, que instalam estas margens funcionais nos limites das suas propriedades.

Empresas o entidades relacionadas

Syngenta España, S.A.U.

Suscríbase a nuestra Newsletter - Ver ejemplo

Contraseña

Marcar todos

Autorizo el envío de newsletters y avisos informativos personalizados de interempresas.net

Autorizo el envío de comunicaciones de terceros vía interempresas.net

He leído y acepto el Aviso Legal y la Política de Protección de Datos

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Suscripción a nuestra(s) newsletter(s). Gestión de cuenta de usuario. Envío de emails relacionados con la misma o relativos a intereses similares o asociados.Conservación: mientras dure la relación con Ud., o mientras sea necesario para llevar a cabo las finalidades especificadasCesión: Los datos pueden cederse a otras empresas del grupo por motivos de gestión interna.Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: contacte con nuestro DPD. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Más información: Política de Protección de Datos

REVISTAS

TOP PRODUCTS

NEWSLETTERS

  • Newsletter Vitivinícola

    18/04/2024

  • Newsletter Vitivinícola

    11/04/2024

ENLACES DESTACADOS

Enoforum 2024

ÚLTIMAS NOTICIAS

EMPRESAS DESTACADAS

OPINIÓN

OTRAS SECCIONES

SERVICIOS