Info

Arquitetura vernacular e arquitetura de vanguarda de mãos dadas em 'A Casa do Deserto'

Novoperfil30/01/2020
No mundo da arquitetura, cada vez mais se impõe um estilo onde prevalecem as linhas retas, limpas e puras; projetos com uma grande conexão ao exterior, com uma sensação de leveza, ainda que resultem imponentes, e onde predomina o uso de vidro ou materiais refletantes. Um estilo onde simplicidade e vanguarda andam de mãos dadas, mundialmente reconhecido e bem distinto das arquiteturas e estilos vernaculares.

A 'Casa do Deserto', da Guardian Glass foi concebida sob todos estes parâmetros, seguindo todas as premissas da arquitetura mais vanguardista, algo que atraiu a atenção dos media internacionais, que dela fizeram eco não apenas do ponto de vista arquitetónico, mas também como um exemplo de habitação sustentável e respeitadora do meio ambiente.

Além do mais, 'A Casa do Deserto' é quase inteiramente de vidro, que contrasta fortemente com a arquitetura tradicional do local onde se encontra, no deserto de Gorafe, na região de Guadix (Granada).

As casas-cueva da região de Guadix

A arquitetura vernacular das diferentes áreas geográficas é, em muitos casos, uma arquitetura que busca responder a um ecossistema e condições ambientais específicas, tentando encontrar a solução para os problemas de habitabilidade.
Fatores como a orografia, temperaturas, sol, vento, chuva ou a disponibilidade de determinados materiais e água, desempenham um papel importante na definição das necessidades para o habitat humano. Consequentemente, os métodos de construção, bem como a disposição ou a morfologia das construções, são fortemente marcados por estas mesmas condicionantes.
'A Casa do Deserto', da Guardian® Glass. Fotos Gonzalo Botet para a Guardian Glass

'A Casa do Deserto', da Guardian® Glass. Fotos Gonzalo Botet para a Guardian Glass.

É o caso da região de Guadix, uma das áreas rurais mais singulares e distintas de Espanha. Encontra-se entre os casos mais autênticos e de maior interesse da arquitetura vernacular espanhola, com as chamadas habitações trogloditas ou casas-cueva, caracterizadas pela sua beleza e tipicidade. Nesta região, existem quase 2.500 destas casas. Continuam a ser habitadas e a serem construídas.
Casas-Cueva da região de Guadix. Foto: Getty Image

Casas-Cueva da região de Guadix. Foto: Getty Image

Estas casas foram sendo escavadas na montanha argilosa, um material natural isolante que faz com que a temperatura interior varie entre 18°C e 21°C; quente no inverno e fresca no verão. Uma isotermia que são capazes de manter ao longo de todo o ano, apesar do clima ser muito contrastante sazonalmente. Além deste conforto térmico, estas casas são caracterizadas pelo silêncio e tranquilidade que se sente no seu interior.

As Casas-cueva: inspiração e contraste para ~'A Casa do Deserto'

Esta região e a sua arquitetura foram a inspiração, mas também o ponto de contraste, para os autores de 'A Casa do Deserto'. Através de uma construção tão aparentemente oposta à do vernáculo, tentou-se criar uma casa que atinja os mesmos objetivos que os habitantes da região buscavam com a construção das suas cavernas.

Tradição e modernidade andam de mãos dadas numa arquitetura que procura enfrentar os mesmos desafios e tornar a vida dos seus habitantes mais confortável, onde a temperatura exterior não é impedimento para alcançar um interior confortável e onde a casa seja sinónimo de paz e silêncio, o lugar ideal para descansar.

Em 'A Casa do Deserto' conseguimos tudo isto graças a um vidro de camada tripla que protege a casa do frio e do calor. Esta casa é uma experiência onde se pretende mostrar que, com o vidro adequado, é possível obter o máximo conforto no interior, independentemente do frio, calor ou ruído externo. Um vidro que, qualquer um de nós pode ter em sua casa.

Imagen

Citando Špela Videcnik, arquiteta do OFIS Arquitetura, especialista em meios ambientais extremos, e co-designer de 'A Casa do Deserto': “criámos um design para uma paisagem impressionante com condições climatéricas muito adversas. Desafiámos os elementos da natureza construindo uma casa de vidro quase desprotegida destes elementos – ao contrário das casas trogloditas - mas que, por outro lado, se encontra em total harmonia com a paisagem, da mesma forma que as casas-cueva. Os painéis refletantes que encimam a casa ajudam a criar uma atmosfera de conforto no seu interior, como a parede da caverna em relação ao interior da casa”.

Špela concorda em destacar que, neste tipo de ambiente desértico, o mais difícil é lidar com temperaturas extremas, com picos de cerca de 45°C durante o dia e que podem ser 0°C à noite. "Ao projetar 'A Casa do Deserto', o mais importante era obter o melhor desempenho possível nas condições mais extremas, mantendo a intensa relação entre o interior e o ambiente natural exterior. Era também necessário que a casa tivesse a resistência estrutural adequada contra os fortes ventos e todas as forças verticais".

“É um belíssimo ambiente selvagem. Ficámos impressionados com a paisagem e a interessante arquitetura vernacular: as casas-cueva. Foi desta forma que as suas gentes se adaptaram ao clima severo da região e, agora, A Casa do Deserto é exatamente o oposto”, concluiu. Uma arquitetura nova e diferente, mas que procura enfrentar os mesmos desafios que a arquitetura vernacular enfrentou.

Conheça o ambiente em que 'A Casa do Deserto' se localiza, além de outros pormenores da construção desta casa e do seu design.

Quer saber qual o vidro Guardian mais adequado às necessidades de sua casa? Descubra, respondendo às cinco perguntas do teste.

Sobre 'A Casa do Deserto'

  • Localização: Gorafe, Granada;
  • Área: 20m2;
  • Tipologia: 3 divisões - quarto, casa de banho e sala-cozinha;
  • Área de painéis fotovoltaicos: 26m2;
  • Capacidade de armazenamento de energia: 18,2 kWh;
  • Temperaturas máximas e mínimas previstas no interior: 18°C - 28°C;
  • Amplitude térmica no deserto de Gorafe: verões até 45°C | Invernos até -10°C.

'A Casa do Deserto' é um projeto pioneiro da Guardian Glass que desafia a natureza para testar as suas soluções de vidro. Com o design de vanguarda desta casa, a Guardian Glass procura demonstrar como, ao escolher o vidro adequado, se pode habitar até nos ambientes climatéricos mais adversos. O vidro das janelas pode isolar térmica e acusticamente, pode proteger dos raios UV, bem como de tentativas de roubo ou intrusão.

A nível arquitetónico, 'A Casa do Deserto' é construída sobre uma estrutura de madeira delimitada perimetralmente pelo vidro Guardian Glass e no seu interior possui um quarto, casa de banho e uma área de cozinha. Espaço suficiente para olhar diretamente sobre a paisagem, com um sistema de filtragem de água, outro para a produção de energia e um conjunto de painéis solares fotovoltaicos.

O projeto, resultado do trabalho conjunto de uma grande e experiente equipa de arquitetos - liderada por Spela Videcnik dos OFIS Architects - juntamente com especialistas em vidro da Guardian Glass, engenheiros e consultores em energia da Akt II e Transsolar, responde aos desafios atuais e futuros do setor da arquitetura e construção, potenciando desta forma as estruturas respeitadoras do ambiente e energeticamente eficientes. Algo em que intervém também diretamente o tipo de vidro com que qualquer espaço é delimitado.

Descubra mais sobre o projeto 'A Casa do Deserto':

“A Casa do Deserto”, da Guardian® Glass. Fotografias de Gonzalo Botet para a Guardian Glass. Todos os direitos reservados...
“A Casa do Deserto”, da Guardian® Glass. Fotografias de Gonzalo Botet para a Guardian Glass. Todos os direitos reservados.

Guardian Glass

A Guardian Glass, uma das mais destacadas unidades de negócio da Guardian Industries, é das maiores fabricantes mundiais de produtos de vidro float (plano), revestido e transformado.

Nas 25 fábricas de vidro float que detém em todo o mundo, a Guardian Glass produz vidro de elevado desempenho para utilização em aplicações arquitetónicas exteriores (comerciais e residenciais) e interiores bem como na área dos transportes e em produtos técnicos.

O vidro da Guardian está presente em casas, escritórios, automóveis e em algumas das mais emblemáticas referências arquitetónicas mundiais.

O Guardian Glass Science & Technology Center trabalha continuamente com o objetivo de criar novos produtos e soluções de vidro com recurso às mais avançadas tecnologias, para ajudar os clientes a see what’s possible® (ver todas as possibilidades).

Visite www.guardianglass.com.

Guardian Industries

A Guardian Industries é uma empresa multinacional sediada em Auburn Hills, Michigan, com unidades de produção na América do Norte e do Sul, Europa, África, Médio Oriente e Ásia.

As empresas Guardian empregam cerca de 16.000 pessoas sendo responsáveis pela produção de vidro float de alto desempenho; vidro revestido e transformado para aplicações nas áreas da arquitetura, habitação, interiores, transportes e aplicações de vidro técnico; e componentes de plástico cromado e pintado de elevada qualidade para as indústrias automóvel e de transportes comerciais.

A Guardian tem por visão ser o parceiro de eleição para os seus clientes, fornecedores, empregados e comunidades com base na criação de benefícios mútuos.

O objetivo primordial tem por base a melhoria da vida das pessoas, fornecendo produtos e serviços que valorizem mais face às restantes alternativas, fazendo-o de forma responsável e com um consumo mínimo de recursos. A Guardian é uma subsidiária inteiramente detida pela Koch Industries, Inc. Visite www.guardian.com.

Empresas o entidades relacionadas

Guardian Glass, S.L.

Comentarios al artículo/noticia

Nuevo comentario

Atención

Los comentarios son la opinión de los usuarios y no la del portal. No se admiten comentarios insultantes, racistas o contrarios a las leyes vigentes. No se publicarán comentarios que no tengan relación con la noticia/artículo, o que no cumplan con el Aviso legal y la Política de Protección de Datos.

Advertencias Legales e Información básica sobre Protección de Datos Personales:
Responsable del Tratamiento de sus datos Personales: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Gestionar el contacto con Ud. Conservación: Conservaremos sus datos mientras dure la relación con Ud., seguidamente se guardarán, debidamente bloqueados. Derechos: Puede ejercer los derechos de acceso, rectificación, supresión y portabilidad y los de limitación u oposición al tratamiento, y contactar con el DPD por medio de lopd@interempresas.net. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar una reclamación ante la AEPD.

Suscríbase a nuestra Newsletter - Ver ejemplo

Contraseña

Marcar todos

Autorizo el envío de newsletters y avisos informativos personalizados de interempresas.net

Autorizo el envío de comunicaciones de terceros vía interempresas.net

He leído y acepto el Aviso Legal y la Política de Protección de Datos

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Suscripción a nuestra(s) newsletter(s). Gestión de cuenta de usuario. Envío de emails relacionados con la misma o relativos a intereses similares o asociados.Conservación: mientras dure la relación con Ud., o mientras sea necesario para llevar a cabo las finalidades especificadasCesión: Los datos pueden cederse a otras empresas del grupo por motivos de gestión interna.Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: contacte con nuestro DPD. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Más información: Política de Protección de Datos

REVISTAS

VÍDEOS DESTACADOS

  • Robot cristaleroKS 400 Offroad

    Robot cristaleroKS 400 Offroad

TOP PRODUCTS

NEWSLETTERS

  • Newsletter Vidrio Plano

    05/09/2024

  • Newsletter Vidrio Plano

    04/07/2024

ENLACES DESTACADOS

Rebuild Rehabilita - NebextAsociación Española de Fabricantes de Fachadas Ligeras y Ventanas

ÚLTIMAS NOTICIAS

EMPRESAS DESTACADAS

OPINIÓN

ENTIDADES COLABORADORAS

OTRAS SECCIONES

SERVICIOS