Parques eólicos flutuantes muito mais eficientes Os parques eólicos são uma forma sustentável, limpa e autóctone de gerar energia, tanto em terra como, cada vez mais, no mar. Estes últimos são mais eficientes na produção de energia, mas até que a tecnologia seja aperfeiçoada, têm maiores custos de instalação e manutenção. Além disso, quando não existem locais distantes da costa pouco profundos (menos de 60 metros) que permitam a sua ancoragem direta ao solo, é necessário recorrer a sistemas dispendiosos, tais como ancoradouros e flutuadores. Para resolver estes problemas, a Aimplas, Instituto Tecnológico del Plástico de Valência, participa do projeto Flotant, cujo objetivo é desenvolver uma solução para a instalação de parques eólicos marinhos em águas profundas (entre 100 e 600 metros) com custos de instalação e manutenção 60% e 55% menores que os atuais. O projeto Flotant, que começou em abril passado, faz parte do programa europeu H2020 e tem uma duração de 36 meses. As soluções desenvolvidas permitirão a instalação de turbinas eólicas com mais de 10 MW de potência graças a um sistema de amarração e ancoragem composto por polímeros de alto desempenho que minimizarão os movimentos da plataforma. Inclui também um flutuador híbrido de plástico e cimento, cablagem dinâmica leve e um sistema de exportação de energia com grande autonomia. 13 Pulseira utilizada para melhorar a precisão do jogo. Foto: Inter Ikea Systems B.V. 2019. Ikea aposta na personalização para 'gamers' Já existem mais de 2 milhões de ‘gamers’ em todo o mundo e este núme- ro continua a crescer, mas, surpreendentemente, este mercado é mais ou menos ignorado em termos de design de mobiliário, personalização e acessibilidade. Depois de um ano de trabalho em conjunto, a Unyq, a Area Academy e a Ikea apresentam agora os primeiros protótipos da gama Uppkoppla, que inclui uma série de produtos para mudar a expe- riência de jogo dos ‘gamers’. Em colaboração com a Unyq, uma empresa de design que oferece roupas médicas impressas em 3D e a Area Academy, bem conhecida pelas suas estruturas educativas, programas e cursos na área dos desportos eletrónicos, a Ikea quer começar a melhorar a vida dos jogadores, dando-lhes mobiliário adequado. "É verdade que nunca antes vimos todo o potencial deste grupo e não estudamos as suas necessidades específicas tanto quanto devería- mos. Há muitos mitos e mal-entendidos sobre os jogadores. Na verdade, é um grande grupo de pessoas de todas as idades onde o jogo é até mesmo um trabalho a tempo integral para alguns", diz Michael Nikolic, líder criativo da Ikea Sweden. Ao explorar a técnica da Unyq, baseada numa digitalização inicial do corpo para adicionar um ajuste pessoal aos produtos impressos em 3D, é possível personalizar os produtos para diferentes necessidades físicas e gostos. A longo prazo, a Ikea pretende aplicar os novos conhecimentos a outros grupos de pessoas e clientes com necessidades específicas. Os primeiros protótipos Uppkoppla, bem como uma aplicação para a captura de dados biométricos, foram apresentados em junho no Democratic Design Days em Älmhult, Suécia. A gama inclui acessórios de jogo personalizados, cadeiras e mesas, uma pulseira, um teclado, um 'mouse bungee', e um suporte para rato que melhora a precisão nos jogos. OBRIGADA, PLÁSTICO