Info

A fresagem com alto avanço mudou completamente o conceito de fresagem de desbaste

Mais do que rápido: fresas para índices elevados de extração de metal

Andrei Petrilin, diretor técnico da Iscar Ibérica

23/09/2019
O método de maquinação de desbaste com um elevado avanço por dente, conhecido como fresagem com alto avanço ou avanço rápido, encontrou a sua aplicação industrial nos anos 90. A indústria de moldes e matrizes foi a primeira a incorporá-lo nos seus processos produtivos, dado que, após um importante aumento de pedidos, os utilizadores precisavam de reduzir os tempos de fabrico. A fresagem com alto avanço satisfaz esta necessidade, impulsionando também a produtividade. Esta estratégia de maquinação baseia-se em dois princípios fundamentais: a geometria da fresa e o sistema de avanço a alta velocidade da máquina-ferramenta.
Imagen

A ferramenta

Uma ferramenta típica para alto avanço caracteriza-se por dispor de um ângulo reduzido de ataque no corte, normalmente entre 9 e 17º.

Esta conceção permite três resultados importantes:

  • O primeiro é a possibilidade de aumentar consideravelmente o avanço por dente, graças ao efeito da produção de aparas de menor espessura e de maior comprimento. Por exemplo, numa aplicação de faceamento em aço de baixa liga, o valor médio do avanço seria de 0,2 mm/dente, mas no caso da fresagem do mesmo material com alto avanço, um valor normal seria de 2 mm/dente.
  • O segundo é uma menor profundidade de corte, a qual permite a geometria selecionada; a fresagem com pouca profundidade reduz o esforço de corte e o consumo de energia.
  • E, em terceiro lugar, a componente radial da força de corte é minimizada, ao mesmo tempo que a axial é aumentada, atuando na direção do eixo (Z) do fuso da máquina, isto é, na direção da máxima rigidez da máquina-ferramenta. Isto aumenta a estabilidade da maquinação, reduzindo a flexão e as vibrações.

As máquinas

Um maior avanço por dente significa um elevado avanço de trabalho, pelo que é necessário que a máquina disponha de um sistema adequado que faça a gestão atempada dos cursos. No exemplo referido anteriormente sobre o faceamento em aço de baixa liga, o avanço pode ter o resultado de 7000 a 9000 mm/min, um valor muitíssimo mais elevado do que os obtidos na fresagem convencional.

Depois de identificarem as necessidades do mercado, os fabricantes de máquinas-ferramentas desenvolveram uma gama de máquinas específicas para fresagem com alto avanço. Estas máquinas de relativamente baixa potência têm três parâmetros “altos”: um binário alto, elevada impulsão do fuso e gama controlada de avanços altos. As máquinas dispõem de hardware avançado e software por controlo numérico (CNC) que soluciona as trajetórias com a antecedência suficiente. A fresagem com alto avanço mudou completamente o conceito de fresagem de desbaste. Ao invés de extrair um volume significativo de material, com grandes profundidades e larguras de corte utilizando máquinas com um elevado consumo de energia, o alto avanço realiza esta operação com pouca profundidade de corte, em máquinas com menor consumo de energia e equipadas com ferramentas de corte que trabalham muito rapidamente.

Os critérios de aplicação

O sistema de fresagem com alto avanço passou por algumas alterações interessantes. Originalmente, foi considerado como uma forma eficaz de maquinar as cavidades e alojamentos típicos na indústria de moldes e matrizes, mas rapidamente demonstrou que também era muito vantajoso até para operações clássicas de faceamento ou interpolação helicoidal. A gama de diâmetros das fresas para alto avanço aumentou, bem como os grupos de materiais adequados para este tipo de fresagem. A fresagem com alto avanço foi rapidamente introduzida numa diversidade de setores industriais. Começou então a ser algo mais do que uma técnica ou estratégia eficaz para o fabrico de moldes e matrizes, abrangendo todas as áreas relacionadas com a maquinação de metais, e a ser reconhecida com um método de produção eficaz. Os componentes de aço e fundição são os principais destinatários da fresagem com alto avanço, mas em aço inoxidável, titânio e mesmo nas superligas a altas temperaturas também se obtêm bons resultados. Isto levou a que os fabricantes de ferramentas concebessem tipos diferentes de fresas para alto avanço: integrais ou com pastilhas intercambiáveis, com cabo ou fixação mecânica, com estrutura de corpo modular ou integral e com geometrias de corte que variam de acordo com o grupo do material a maquinar. Desta forma, criaram-se famílias específicas de alto avanço.

A Iscar no alto avanço

Na linha de fresas para alto avanço, a Iscar é um exemplo da diversidade de aplicações, já que se trata de uma empresa pioneira nesta técnica, com dezenas de famílias e uma vasta gama de opções. Nos finais dos anos 90, a empresa lançou uma família com pastilhas de uma face para alto avanço e continuou a expandir esta linha com designs que proporcionavam valor acrescentado aos seus utilizadores. Em alguns casos, as fresas continham pastilhas de dupla face economicamente muito vantajosas. Noutros casos, a geometria de corte melhorava consideravelmente o avanço no sentido de contraposição, para obter um maior desempenho nas fresagens por interpolação helicoidal. Também para o caso das aplicações que exigiam ferramentas com um tamanho menor, a empresa desenvolveu uma família de fresas de metal duro integral com cabeças intercambiáveis, denominada “Multimaster”. A utilização eficiente de fresas de alto avanço em operações de faceamento gerou novas procuras e a empresa não só lançou as famílias de ferramentas correspondentes, como também apresentou uma nova solução: as pastilhas específicas inseridas em programas consolidados Iscar. Estas pastilhas foram concebidas para serem instaladas nas fresas padrão que os utilizadores já possuem, convertendo-as, sem qualquer investimento, em fresas de alto avanço. Esta solução foi muito bem recebida, especialmente entre os fabricantes de tamanhos pequeno e médio, dado que lhes permitiu uma utilização mais eficiente das fresas adquiridas anteriormente, acedendo à fresagem de alto avanço com praticamente todas as fresas do seu stock.

Procura constante de soluções inovadoras

Na sua última campanha “Logiq”, a Iscar lançou quatro novas famílias de fresas de alto avanço e atualizou várias linhas já existentes. Qual é a motivação para estes progressos? Lembremo-nos que a Iscar é conhecida pelo seu compromisso com as inovações promovidas pelo departamento de I+D e pelas necessidades ininterruptas dos maquinadores.

A primeira característica a destacar das novas famílias é uma redução substancial do tamanho das fresas intercambiáveis, com o objetivo de aceder ao desbaste em diâmetros pequenos. Por exemplo, a gama de diâmetros das fresas Nan3feed FFT3-02 é de 8 a 10 mm, domínio habitual das fresas integrais de metal duro. A empresa defende que o conceito das fresas de fixação mecânica representa uma solução competitiva, sem afinação e económica. Estas fresas (ver a figura 1) são caracterizadas pelo sistema de fixação original das pastilhas miniatura. As pastilhas não dispõem do típico orifício central que poderia debilitá-las. Uma cabeça de parafuso, que atua como calço, fixa a pastilha, permitindo uma substituição rápida e simples, sem extrair o pequeno parafuso. Devido ao tamanho mínimo da pastilha, para a instalar no respetivo alojamento é utilizada uma chave magnética. Este design garante uma configuração de vários dentes muito rentável: 2 e 3 dentes para 8 e 10 mm de diâmetro, respetivamente, e com os 3 fios de corte intercambiáveis de cada pastilha. Com este produto, acede-se ao segmento da fresagem até agora dominado pelas fresas de metal duro integral.

Figura 1. As fresas mais pequenas com pastilhas intercambiáveis de alto avanço
Figura 1. As fresas mais pequenas com pastilhas intercambiáveis de alto avanço.
Outro exemplo é a família Tang4feed de fresas ocas para alto avanço com pastilhas rômbicas tangenciais inovadoras (ver a figura 2). Estas ferramentas foram concebidas principalmente para a maquinação de desbaste de alojamentos e cavidades de tamanho médio e grande. O princípio de fixação tangencial sólida e um perfil em cauda de andorinha para uma fixação fiável garantem uma estrutura muito duradoura e excelentes resultados. A forma rômbica original das pastilhas permite e melhora muito significativamente o desempenho, também em operações de fresagem em mergulho e em contraposição.
Figura 2. Quatro fios de corte em pastilhas tangenciais sólidas
Figura 2. Quatro fios de corte em pastilhas tangenciais sólidas.
As Tang4feed têm dupla face com quatro fios de corte. As pastilhas destas duas famílias estão disponíveis com geometrias de corte e qualidades diferentes para uma fresagem ótima dos vários materiais.

Critérios e conclusão

A variedade de opções das fresas para alto avanço coloca inevitavelmente uma questão: como escolher a ferramenta adequada? A Iscar permite o acesso gratuito ao software ITA para seleção de ferramentas e condições de corte e a empresa também desenvolveu um guia rápido de seleção, uma bússola para que os utilizadores encontrem a solução mais eficaz para a fresagem com alto avanço. E, claro, proporciona o aconselhamento do serviço técnico da Iscar Ibérica e da Iscar Portugal.

A linha de fresas de alto avanço da Iscar é uma prova clara de que ainda estamos longe da meta. As novas famílias de ferramentas proporcionam respostas lógicas para as necessidades reais dos fabricantes. A fresagem com alto avanço, como um método de desbaste produtivo e eficiente, tem muito boas perspetivas e a indústria da maquinação de metais vai precisar de fresas cada vez mais rápidas, para obter elevados índices de extração de metal.

Empresas o entidades relacionadas

Iscar Ibérica, S.A.

Comentarios al artículo/noticia

Nuevo comentario

Atención

Los comentarios son la opinión de los usuarios y no la del portal. No se admiten comentarios insultantes, racistas o contrarios a las leyes vigentes. No se publicarán comentarios que no tengan relación con la noticia/artículo, o que no cumplan con el Aviso legal y la Política de Protección de Datos.

Advertencias Legales e Información básica sobre Protección de Datos Personales:
Responsable del Tratamiento de sus datos Personales: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Gestionar el contacto con Ud. Conservación: Conservaremos sus datos mientras dure la relación con Ud., seguidamente se guardarán, debidamente bloqueados. Derechos: Puede ejercer los derechos de acceso, rectificación, supresión y portabilidad y los de limitación u oposición al tratamiento, y contactar con el DPD por medio de lopd@interempresas.net. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar una reclamación ante la AEPD.

Suscríbase a nuestra Newsletter - Ver ejemplo

Contraseña

Marcar todos

Autorizo el envío de newsletters y avisos informativos personalizados de interempresas.net

Autorizo el envío de comunicaciones de terceros vía interempresas.net

He leído y acepto el Aviso Legal y la Política de Protección de Datos

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Suscripción a nuestra(s) newsletter(s). Gestión de cuenta de usuario. Envío de emails relacionados con la misma o relativos a intereses similares o asociados.Conservación: mientras dure la relación con Ud., o mientras sea necesario para llevar a cabo las finalidades especificadasCesión: Los datos pueden cederse a otras empresas del grupo por motivos de gestión interna.Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: contacte con nuestro DPD. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Más información: Política de Protección de Datos